bgjnejr

Protetor solar retarda o envelhecimento da pele?

bgjnejr produções

Uma nova pesquisa acaba de fornecer fortes evidências científicas de que o uso quase diário de protetor solar pode retardar o envelhecimento da pele. Pessoas que usam protetor solar com frequência – de preferência todos os dias – podem tornar o processo de envelhecer mais lento, ou mesmo impedir por um tempo o desenvolvimento de rugas e a flacidez da pele. Isso não parece novidade nenhuma. No entanto, embora dermatologistas vêm dizendo isso há anos, este é o primeiro estudo a mostrar um efeito real do protetor sobre a aparência da pele.
O estudo A pesquisa envolveu 900 pessoas brancas de 25 a 55 anos que moram na Austrália, onde a intensa exposição ao sol é um fato. A maioria tinha pele bem clara e já usava protetor solar por pelo menos algum tempo. Dois terços usavam chapéus no sol. O estudo durou quatro anos e meio. Metade dos participantes do estudo foram orientados a continuar suas práticas habituais, e a outra metade deveria usar protetor solar diariamente.
O protetor usado nas aplicações diárias tinha fator de proteção 15, que filtra 92% dos raios do sol. Alguém que normalmente queima em 10 minutos iria queimar em 150 minutos com FPS 15. Os pesquisadores pesaram as embalagens de protetor solar dos participantes para se certificar de que eles estavam mesmo usando o produto.
Uso protetor solar diariamente é um hábito difícil – os participantes de fato esqueceram de passar algumas vezes. Mas, depois de 4 anos e meio, aqueles que usaram protetor solar regularmente (quase diariamente) tinham mãos mais jovens, com 24% menos envelhecimento da pele do que os que usavam filtro solar apenas de vez em quando.
Segundo os pesquisadores, os protegidos do sol tinham uma pele visivelmente mais resistente e suave. A ligação entre o produto e a saúde da pele se manteve mesmo depois que os cientistas consideraram outros fatores que poderiam influenciar sua aparência, tais como tabagismo, histórico de exposição ao sol, cor da pele e uso de outros métodos de proteção solar, como chapéu. O estudo também incluiu cerca de 900 pessoas que foram aleatoriamente designadas a tomar beta-caroteno, um suplemento nutricional, ou um placebo, para ver se o suplemento impedia o envelhecimento da pele. Nenhum efeito foi notado.
Medições Os pesquisadores fizeram moldes de silicone da pele dos participantes no início e no final do estudo para avaliar quanto eles tinham envelhecido. A principal autora do estudo, Adele C. Green, cientista do Instituto Queensland de Pesquisa Médica, junto com seus colegas da Universidade de Queensland (Austrália), já tinha mostrado que este método fornece o mesmo tipo de informação que uma biópsia da pele.
Em uma biópsia, dermatologistas analisam a elastina, o tecido elástico que se degrada com o envelhecimento, contribuindo para as rugas e flacidez da pele. Os moldes de silicone permitem que especialistas vejam alterações correspondentes na superfície da pele. Profissionais, que não sabiam se os pacientes estavam usando protetor solar ou não, examinaram todos os moldes de silicone e os classificaram de 0 a 6.
A pontuação de 0 significava que não há foto-envelhecimento na pele, como a pele de um bebê. Já a pontuação 6 é de uma pele severamente envelhecida, sem elasticidade e com linhas profundas. Cada ponto na escala representa pele mais grossa e enrugada. No início do estudo, a média em ambos os grupos era de 4, o que significa que todos os participantes tinham foto-envelhecimento moderado. No final, os que usaram protetor solar diariamente ainda tinham uma pontuação média de 4, mas os do grupo de controle tinham uma média 5.
Desafios Até agora, a maioria dos estudos sobre pele danificada pelo sol foram realizados com ratos, não pessoas, e não estava claro se os resultados seriam os mesmos. Ninguém havia feito um estudo do tipo ainda porque é muito difícil que as pessoas se comprometam a usar protetor solar todos os dias por tantos anos. O cumprimento desta regra durante um longo período de tempo não é tarefa simples. Por conta disso, o novo estudo é revelador e importante, mas não responde à questão de saber se pessoas com mais de 55 anos também podem se beneficiar do protetor solar.
“Depois de 55 anos, os efeitos do envelhecimento na pele começam a predominar. E os efeitos de luz ultravioleta sobre a pele são cumulativos”, explica a Dra. Green. O estudo também não responde à questão de saber se as pessoas de pele mais escura podem se proteger de rugas e flacidez usando protetor solar. Pessoas com pele clara têm muito mais problema com o foto-envelhecimento. Por fim, não se sabe o quanto protetor solar pode ajudar se o seu uso é iniciado mais tarde na vida. Mas a Dra. Green aconselharia seu uso de qualquer maneira, porque o produto pode proteger contra o câncer de pele. Queimaduras solares, especialmente na infância, têm sido associadas a um maior risco de melanoma, o câncer de pele mais mortal. E a exposição global a raios ultravioleta desempenha um papel tanto no melanoma quanto em outros cânceres de pele que normalmente são curáveis, mas que podem ser desfigurantes se não forem detectados precocemente.
A Austrália tem uma das maiores taxas de câncer de pele no mundo, e a nova pesquisa, na verdade, deriva de um estudo mais amplo de prevenção do câncer feito na década de 1990. Os pesquisadores acompanharam os participantes durante 10 anos antes de concluir que o uso regular de protetor solar baixa de fato o risco de câncer.
Convencido?
Dermatologistas sempre aconselharam o uso do protetor solar durante todo o ano, especialmente na pele constantemente exposta da face, mãos e pescoço, mas muito poucas pessoas acatam essa sugestão. As mulheres têm um pouco de sorte, pois cada vez mais a indústria de cosméticos adiciona protetor solar em maquiagens e hidratantes.
Não adianta achar que você não toma sol suficiente para ter que usar protetor diariamente. Segundo o Dr. Eric Bernstein, mesmo ficar no sol 15 minutos todos os dias pode se traduzir em um grande efeito de envelhecimento ao longo de muitos anos. Entretanto, protetores solares não são perfeitos. Os dermatologistas também sugerem que as pessoas limitem a exposição ao sol durante as horas de pico (10h as 16h) e usem chapéu, óculos de sol e roupas protetoras quando possível. De acordo com os especialistas, os protetores solares de hoje são superiores aos utilizados duas décadas atrás, quando o estudo sobre o câncer começou, de forma que as pessoas que usam o produto regularmente a partir de agora podem ver ainda mais benefícios.


Como melhorar a sua pele de maneira simples e eficaz

bgjnejr produções

Se sua mãe reclamava que você comia poucos vegetais, ela estava certa! Uma nova pesquisa sugere que eles não são apenas bons para sua saúde, mas também deixam sua pele mais bela para o sexo oposto.
A pesquisa, feita na Universidade de St. Andrews, na Escócia, estudou os efeitos do consumo das frutas e vegetais na cor da pele. Ao estudar 35 participantes, no período de seis semanas, eles descobriram que aqueles que comeram mais “coisas boas” tiveram um aumento nas cores vermelha e amarela na pele.
São mudanças pequenas que realmente tornam as pessoas mais atraentes. De fato, os pesquisadores fizeram também testes psicológicos em conjunto com os da alimentação, e descobriram que aqueles que comiam mais vegetais pareciam mais atraentes para os outros. Vale comentar que o estudo foi feito em uma população caucasiana, mas os benefícios na saúde deveriam ser o suficiente para que você pense mais na parte verde do prato, independente dos benefícios na aparência.


8 dicas de dermatologistas para ter uma pele mais jovem

bgjnejr produções

Não param de surgir produtos no mercado, cada vez mais caros, para melhorar sua pele, combater o envelhecimento, prevenir ou combater rugas, acne ou outros problemas. Só que não adianta ter um arsenal de cremes se você não souber aproveitá-los. “As pessoas muitas vezes pensam que quanto mais caro um produto, mais eficaz ele será”, disse a dermatologista americana Susan C. Taylor. “Isso não é sempre o caso. As pessoas precisam fazer compras inteligentes, já que há produtos muito eficazes a preços acessíveis”. E não basta apenas comprar cremes de qualidade. Existem maneiras corretas de aplicá-los, e dicas que você deve seguir, como estar com a pele limpa e fazer movimentos suaves. Os especialistas andam se preocupando cada vez mais com isso, tanto que a Academia Americana de Dermatologia até lançou um vídeo do passo a passo para aplicar cremes no rosto da maneira correta. A Dra. Taylor também dá suas dicas para obter o máximo de resultado na pele. Confira:
1 – Use protetor solar Essa dica preciosa é antiga, mas de fato é a que faz mais diferença. A expressão fotoenvelhecimento é usada hoje em dia para caracterizar alterações causadas pelo sol em nossa pele, como rugas, manchas, asperezas, etc. Ou seja, o engrossamento e enrugamento gradual da pele por conta da exposição solar. Não sei se você sabia disso, mas nem sempre é o processo de envelhecer em si que altera nossa pele. O processo que mais a danifica é o sol! Ele pode ser o responsável pela aparência “velha” de uma pele, e pode deixar alguém parecendo ter bem mais idade do que realmente tem. Então, use protetor solar todos os dias, porque os raios solares podem acelerar os sinais de envelhecimento. Use um hidratante facial com filtro solar de proteção de pelo menos 30. Certifique-se de aplicá-lo por toda a pele que não está coberta pela roupa.
2 – Não se bronzeie Não existe bronzeado seguro. Seja no sol ou nas câmaras de bronzeamento, você estará exposto a raios ultravioletas prejudiciais, que não só podem acelerar o envelhecimento, como podem causar câncer de pele. Tanto que, no Brasil, há mais de dois anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de câmaras de bronzeamento artificial. Isso porque, de acordo com um estudo da Agência Internacional para Pesquisas sobre Câncer, fazer uso desta máquina aumenta em 75% as chances de melanoma, o mais grave entre os tipos de câncer de pele, pois é sempre maligno. O UVA, tipo de raio ultravioleta que nos atinge o ano todo de forma constante, está presente nessas câmaras muitas vezes em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol, sendo que é o principal causador do fotoenvelhecimento.
3 – Hidrate-se Hidratar-se, mesmo usando faixas umedecidas com água na pele, pode ajudar a reduzir o aparecimento de algumas linhas finas e tornar a sua pele mais brilhante e jovem.
4 – Teste os produtos antes de usá-los Você deve testar qualquer produto antes de comprá-lo ou usá-lo, até mesmo os rotulados de “hipoalergênicos”. Para testar, aplique uma pequena quantidade do produto no antebraço interior duas vezes por dia durante quatro a cinco dias. Se você não tiver uma reação, é provavelmente seguro aplicá-lo em seu rosto. Tenha paciência, pois esse procedimento é importante. Já imaginou ter alguma reação no rosto inteiro? O oposto do que você desejava quanto adquiriu o produto.
5 – Use o produto conforme indicação Ninguém costuma ler as embalagens ou instruções de produtos, mas eles merecem essa atenção, especialmente os que vão no seu rosto. Os ingredientes ativos dos cremes podem fazer mais mal do que bem quando são muito usados. Aplicar mais do que o indicado pode causar obstrução dos poros, manchas e outros efeitos indesejados.
6 – Não use produtos que irritam a pele Tem gente que acha que, porque a pele está queimando ou pinicando, ou qualquer outra coisa, é porque o produto está funcionando. Essa ideia é errada! Pare de usar produtos que irritam a pele dessa forma, a não ser que forem prescritos por um dermatologista. Irritar a pele faz com que os sinais de envelhecimento fiquem mais perceptíveis.
7 – Limite o número de produtos que usa Usar muitos produtos em sua pele, especialmente mais de um produto antienvelhecimento, tende a irritá-la. É como o item acima diz: isso faz com que os sinais de envelhecimento fiquem mais perceptíveis, portanto, tem o efeito contrário do desejado.
8 – Tenha paciência “É muito importante que as pessoas deem um tempo para que o produto funcione. Enquanto um hidratante pode imediatamente melhorar certos aspectos, a maioria dos produtos precisa de pelo menos seis semanas para trabalhar na pele”, explica a Dra. Taylor. “Consulte um dermatologista se depois de seguir essas dicas você ainda não vê os resultados esperados”, conclui. É, é muito importante cuidar da pele sim. Pela saúde, em primeiro lugar, mas também porque estudos mostram que uma pele bonita é mais importante do que o rosto para tornar alguém atraente. Já imaginou?


Como você deve usar seus cremes de pele para máxima eficiência

bgjnejr produções

Se você usa produtos para prevenir ou combater rugas, acne ou outros problemas de pele, não basta apenas comprar cremes de qualidade. Você deve aplicá-los da maneira correta também. Aplicar o creme no rosto com a pele limpa e movimentos suaves faz diferença no resultado final do tratamento, de acordo com dermatologistas. Pesquisadores da American Academy of Dermatology (AAD), produziram um vídeo (em inglês) que ensina o passo a passo para aplicar cremes no rosto de maneira correta. Confira:
Passo a passo:
•Limpe sua pele e seque delicadamente. Se preferir usar algum produto para isso, aplique um suave. O melhor horário para a limpeza é depois do banho e à noite, pois o produto permanecerá mais tempo em ação.
•Aplique o creme ou medicamento. Não use dois produtos da mesma vez: só aplique o creme com a pele livre de outros tratamentos, a não ser que seja recomendado pelo seu médico ou dermatologista. Usar vários produtos ao mesmo tempo pode anular os benefícios de cada tratamento, além de irritar a pele.
•Passe hidratante ou protetor solar para proteger a pele.
•Se desejar, aplique maquiagem.
Dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também recomendam que os cremes e medicamentos sejam aplicados de maneira diferente na pele de cada região do corpo. Aplique os produtos sempre massageando levemente o local, para ativar a circulação. Confira abaixo a melhor maneira de aplicar cremes nas regiões que mais preocupam mulheres e homens por causa de olheiras, celulite e rugas.
•Olhos: Caso o creme deva ser aplicado ao redor dos olhos, faça movimentos suaves com o dedo anelar para não agredir a pele, que fica na área mais sensível do rosto.
•Lábios: Aplique o creme no em todo o contorno dos lábios e massageie a região.
•Testa: Quando for aplicar algum produto nessa área, estique bem a pele para ajudar a suavizar as linhas de expressão.
•Áreas com celulite: Quando for aplicar cremes no bumbum e pernas para acabar com a celulite, esfregue o produto na pele fazendo leves movimentos circulares com os polegares.



SIGA - NOS


VOLTAR A PAGINA TECNOLOGIA


Compartilhe (0) Comente

fonte:noticias net,Por Citen e outros.

ASSUNTOS DA PAGINA





Banner 16 OFF - 300x250
300x250_queima
Myprotein Official Partner

Leia Mais:
Voçê também pode gostar:



June 09, 2006

Donec nulla est, laoreet quis, pellentesque in, congue in, dui. Nunc rhoncus placerat augue. Donec justo odio, eleifend varius, volutpat venenatis, sagittis ut, orci. Read more…


June 06, 2006

Donec nulla est, laoreet quis, pellentesque in, congue in, dui. Nunc rhoncus placerat augue. Donec justo odio, eleifend varius, volutpat venenatis, sagittis ut, orci. Read more…


June 02, 2006

Donec nulla est, laoreet quis, pellentesque in, congue in, dui. Nunc rhoncus placerat augue. Donec justoodio, eleifend varius, volutpat venenatis, sagittis ut, orci. Read more…



June 09, 2006

Donec nulla est, laoreet quis, pellentesque in, congue in, dui. Nunc rhoncus placerat augue. Donec justo odio, eleifend varius, volutpat venenatis, sagittis ut, orci. Read more…


June 06, 2006

Donec nulla est, laoreet quis, pellentesque in, congue in, dui. Nunc rhoncus placerat augue. Donec justo odio, eleifend varius, volutpat venenatis, sagittis ut, orci. Read more…


June 02, 2006

Donec nulla est, laoreet quis, pellentesque in, congue in, dui. Nunc rhoncus placerat augue. Donec justoodio, eleifend varius, volutpat venenatis, sagittis ut, orci. Read more…